projetos aprovados pelo ProAc e Rouanet [] criação de projetos corporativos para a promoção da educação, cultura, consumo responsável e preservação ambiental [] desenvolvimento e design de produtos e embalagens sustentáveis [] comunicação consciente e informativa [] consultoria e ações para a sensibilização e engajamento de públicos [] implantação da gestão sustentável nas empresas
10 de jul. de 2012
Você não ESTÁ no trânsito. Você É o trânsito
Parece óbvio, mas é uma descoberta. Veja esse vídeo.
Eu NÃO SOU o trânsito from Hemisfério Criativo on Vimeo.
O simples ato de ir até um ponto da cidade tem se tornado cada dia pior e mais estressante pra muita gente que perde horas e horas no trânsito improdutivo e doentio. Essa realidade não pode se tornar uma rotina para as pessoas, por isso é preciso buscar soluções e procurar mudanças de hábito em busca de qualidade de vida.
A inspiração de hoje veio de Belo Horizonte/MG, onde uma galera produziu o vídeo brasileiro premiado no concurso mundial da Siemens sobre sustentabilidade. Veja o canal oficial da campanha no YouTube.
Segundo um dos narradores, a ideia surgiu depois de ler na internet a frase – já conhecida entre os ciclistas – que diz você não está no trânsito, você É o trânsito. A partir daí ele começou a refletir sobre o problema do entupimento das nossas ruas e esvaziamento do espaço público, causado essencialmente pelo excesso de carros. “Todo mundo quer chegar em algum lugar e a soma delas causa o trânsito. Ações simples melhoram a vida(…) Agora vou todos os dias a pé para o trabalho, chego com a cabeça mais leve”, diz.
Nesse sentido, sim, pedestres e ciclistas não contribuem com o caos que infelizmente somos obrigados a conviver. Mas, por outro lado, nós também somos parte (importante) do trânsito. A diferença é que enquanto transitamos, o excesso de carros congestiona, atrapalha, mata e polui o resto da cidade.
“Eu transito, você congestiona”
- frase da ciclista Márcia Prado
Dia 22 de setembro celebramos o Dia Mundial Sem Carro, mais uma oportunidade para repensar o modelo de cidade que temos e o que queremos; o uso irracional do automóvel e os impactos nas nossas vidas; como os investimentos em um modelo insustentável de mobilidade têm afetado todos os cidadãos e, principalmente, quais as alternativas ao caos.
Por isso, neste momento, diversos coletivos, instituições, empresas e ONG’s do Brasil inteiro já começaram a se articular para pensar a programação da Semana de Mobilidade – a semana do dia 22 de setembro. Tem Desafio Intermodal, vagas vivas, debates, exposições, mostras de cinema, bicicletadas e muito mais. Participe e incentive atividades na sua cidade e no seu bairro!
Fonte: Vá de Bike
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário