Atendimento com excelência e personalizado. Essa é uma regra que
todos, simplesmente todos os lojistas sabem que “devem” aplicar com seus
clientes, mas não o fazem, em grande maioria.
As lojas virtuais mais experientes e que levam essa premissa como lei
dentro de suas operações, descobriram que um item que pode conquistar
ainda mais os clientes, quando bem feito, é a logística reversa.
Mas o que é essa tal de logística reversa para e-commerce?
Basicamente, é o processo de troca ou devolução do produto por parte do
cliente para a loja virtual, tendo como retorno, outro produto ou mesmo o
valor pago estornado.
A logística reversa é uma operação que gera custos para a empresa e
dessa forma geralmente é encarada com maus olhos por aqueles que devem
fazê-la. O que as empresas esquecem, é que o cliente tem o código de
defesa do consumidor a favor com um artigo, no caso o 49, que dá o
direito de devolução da mercadoria, dentro de um prazo de 7 dias, a
contar a data de entrega, caso haja algum arrependimento, seja lá qual
for o motivo.
Isso é direito do consumidor, então a melhor coisa a fazer é manter
um relacionamento sincero e muito eficaz para não perdê-lo. Ele pode
desistir de uma compra, mas não da loja.
Abaixo seguem 5 dicas para aplicar a logística reversa de forma eficaz para o seu comércio eletrônico.
1) Deixe muito claro como serão as regras em uma área de fácil acesso na sua loja virtual.
É preciso definir as regras para os vários casos: Coleta; Devolução do
dinheiro; Troca; Defeito; garantia. Nesse local, disponibilize o número
de telefone e e-mail que poderá ser utilizado para contato.
Certifique-se que o atendimento será feito por um colaborador com
habilidade de bom relacionamento, esse contato pode ser uma reconquista
do cliente.
A maioria dos compradores online americanos, lêem a política de
devolução de produtos antes de comprar, isso provavelmente será uma
tendência para o e-commerce nacional.
2) Estudar qual é o tipo de coleta mais rentável para o seu negócio. Os tipos mais comuns são: Coleta no local; Coleta no local com hora marcada; Pontos de entrega; Logística reversa simultânea.
Para caso de trocas, muitos lojistas tem optado pela Logística reversa
simultânea, onde no ato da entrega do novo produto, já é retirado o
produto a ser trocado. Dessa forma o consumidor fica feliz pela
agilidade e o lojista garante a troca com sucesso.
Outra sugestão é o serviço disponibilizado pelos Correios, onde o
lojista envia ao cliente um e-ticket com o código de autorização de
postagem para enviar o produto que deseja devolver. Quando os correios
recebe o produto, a empresa é avisada e dessa forma já pode agilizar a
devolução do dinheiro ou separar o novo produto que será enviado, sem
perder tempo, logo assim que tiver recebido o produto enviado pelo
cliente, dentro das normas comunicadas.
3) É preciso definir o que será feito com os produtos devolvidos.
Produtos com defeitos não podem ser revendidos, então o que fazer?
Descartar, devolver ao fornecedor, reciclar, doar? É preciso saber o que
fazer com todos eles.
4) Crie indicadores específicos para essa área. A
regra é clara, tudo que é medido pode ser melhorado e como o objetivo é
gerar o menor custo possível com logística reversa, é preciso entender o
porquê ela está acontecendo. Indicadores como: Produtos mais
devolvidos; Motivos comuns; Períodos com maior índice de política
reversa, entre outros que você considere importante.
Através do indicador de motivos é possível descobrir, por exemplo, que o
cliente quer devolver porque o produto entregue não era exatamente o
que ele viu na loja, ou seja, as dicas de sempre incluir fotos com
qualidade, com vários ângulos e com as cores exatas do produto, podem te
ajudar a não ter uma dor de cabeça futura e muito menos gerar
insatisfação do seu cliente.
5) Trabalhe com empatia. Trate o cliente como você
gostaria de ser tratado. Parece piegas falar tanto de satisfação, mas
esse é o fator chave e importante para ótimos resultados.
Fonte: ciashop
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