18 de fev. de 2010

Blogs Corporativos como Comunidades Temáticas

Para começar, que tal falarmos do que se trata efetivamente uma comunidade?

O sociólogo Ferdinand Tonnies (1855-1936) definiu comunidade como uma vontade orgânica, oculta e institiva onde o sentimento de “pertencer” a determinado grupo de pessoas é acima de tudo, auto-gratificante.

Já o sociólogo polonês Zygmunt Bauman em 2003 afirmou que, antes de tudo, a palavra comunidade guarda sensações, sugerindo coisas boas e “um lugar confortável e aconchegante” onde “estamos seguros”, “não há perigos ocultos”, “todos nos entendemos bem”, “nunca somos estranhos entre nós” e “podemos contar com a boa vontade dos outros”.

Para Clair Vieira de Moraes, consultora do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM, as comunidades temáticas criam oportunidades para que os participantes possam expressar idéias sem sofrer censuras, organizá-las em dados e, em seguida, transformá-las em informação, gerando assim um resultado lógico. Para saber mais sobre esse projeto, veja “Para FGV, comunidades temáticas são solução para aproveitar diferenças entre as prefeituras”.

A partir desses pontos de vista, soma-se a explosão da Internet como agente de potência ilimitada para conectar pessoas com interesses comuns estimulando-as a disseminar e compartilhar informações, experiências, anseios, reputações, problemas, soluções, etc.

Somente no Brasil, de acordo com o vídeo da Agência Click publicado no final de janeiro de 2010, somos o 4º país no mundo onde se lê mais blogs, sendo que cerca de 2.600.000 blogs são atualizados todos os dias. Comunidades online antes observadas somente para público relacionado a tecnologia, Clube do Hardware, Comunidade Microsoft Brasil, agora estão atendendo a cada dia novos e novos nichos. Do mercado financeiro Dinheirama.com aos moradores de rua Ruas Digitais, dos amantes da culinária Receitáculo.com aos fãs da vida de solteiro Diário de Solteiro.

Diante disso, empresas começam a investir em blogs altamente especializados objetivando atingir determinados nichos com intuito de informar, aproximar e engajar tais públicos, promovendo mobilização em torno de temas intimamentes ligados à sua estratégia e apoiadas no fenômeno cada vez mais reconhecido da Cauda Longa.

Esse é o exemplo do Blog ReGeneration (http://www.regeneration.org), iniciativa da Dell para a comunidade voltada à preservação do meio ambiente, com objetivo de propagar práticas sustentáveis que ocorrem em torno do mundo e como estas podem ajudar mudando os seus hábitos.

O blog reúne recursos de colaboração, como as ferramentas de controle de atualizações “RSS” e de associação de palavras-chave. Outro destaque é o “O que significa verde para você?” Incentivando os visitantes a escreverem suas idéias e opiniões a respeito do tema.

Outro case, é o brasileiro Blog Comunidade Banco do Planeta, mantido pelo Banco Bradesco. O blog também permite a interação dos usuários ao redor do tema Sustentabilidade e Meio Ambiente, tema este que está ligado intimamente à sua estratégia de fortalecimento da imagem institucional.

Como vimos os Blogs Corporativos como Comunidades Temáticas podem ser utilizados por organizações de forma estratégica, mas é sempre válido reforçar as fases de planejamento e construção de governança adequada ao blog, assim como deixar extremamente claro ao visitante quais são os objetivos e políticas do mesmo.

E vocês o que acham? Quais outras iniciativas de blogs corporativos como comunidades temáticas vocês acham interessantes? As empresas tem deixado claro os objetivos de ações como essas?

Extraído do blog A Bordo da Comunicação

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