Há algum tempo prevalece entre muitas empresas no mercado a premissa de
que a maioria dos consumidores não se importa com aspectos sociais e
ambientais na hora de adquirir um produto. O cenário, porém, está
mudando.
Uma pesquisa feita pela Nielsen Holdings, empresa global de informações e
mensuração presente em cem países, reforça essa afirmação e revela que a
fatia de "consumidores com preocupações sociais" está aumentando.
A Pesquisa Global sobre Responsabilidade Social Corporativa entrevistou
mais de 28 mil consumidores com acesso a internet em 56 países, com
cotas de faixas etárias e sexo, em agosto e setembro de 2011.
Cerca de dois terços (66%) dos consumidores declararam que preferem
comprar produtos e serviços de empresas que tenham implantado programas
para retribuir à sociedade.
Uma proporção menor dos entrevistados, mas ainda assim quase metade
(46%), declara estar disposta a pagar mais por produtos e serviços
dessas empresas.
Essa preferência se estende também a outras questões: a maioria dos
consumidores ouvidos prefere trabalhar para essas empresas (62%) e
investir nelas (59%).
O relatório ainda aponta diferenças regionais importantes na consciência
social dos consumidores, com entrevistados de América Latina, Oriente
Médio, África e Ásia demonstrando maior predisposição a pagar mais por
produtos de empresas que dão algum retorno à sociedade que os
consumidores da América do Norte e da Europa.
Fonte: Empreendedor Social
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