Segundo Gary Hamel, guru americano em
estratégias e professor da London Business School, nossas organizações
precisam passar por uma completa reformulação. Considerado a grande
inovação do século passado, o modelo de gestão da forma que conhecemos
hoje é totalmente inadequado para os propósitos e desafios de
organizações diante de um novo ambiente competitivo.
Esse ambiente tem sido cada vez mais
influenciado pelas novas gerações e pela liberdade de expressão em um
mundo cada vez mais conectado.
Uma das constatações do seu novo livro "What matters now" ("O que
importa agora") é a completa falta de relevância das autoridades
constituídas. Se essa autoridade não for capaz de liderar pelo valor das
suas ideias, muito possivelmente não terá idoneidade moral para
conduzir grupos e obter resultados nas organizações.
Gary Hamel elege cinco fatores que realmente contam nas modernas
organizações: valores, inovação, adaptabilidade, paixão e ideologia.
Sobre o primeiro fator, prega a troca do modelo baseado em regras de
controle por um modelo aberto baseado em valores. É como reescrever o
capitalismo e destacar a importância de uma nova ordem baseada em ética e
valores.
A sociedade exige das empresas um maior compromisso ético, social e responsabilidade pela correta utilização de recursos.
Não existe empresa ou produto "commodity". O que existe são produtos
ou empresas que não incorporam inovação, o segundo fator considerado
relevante por Gary Hamel. Durante os anos áureos do sistema de gestão
criado no século passado, reinventamos processos de negócios para gerar
mais eficiência, criamos poderosos softwares de gestão, sistemas de
logística e outros, recompensando as pessoas por conformidade,
disciplina e controle.
O momento agora é o de reinventar os sistemas de gestão para gerar
inovação. Tudo se relaciona à criatividade, à maneira de atrair, treinar
e desenvolver talentos que incorporem o modelo mental de inovação no
seu dia a dia.
A adaptabilidade aqui empregada por Gary Hamel, terceiro elemento do
seu estudo, diz respeito à capacidade de resiliência das empresas às
mudanças. As organizações precisam ser tão rápidas quanto à velocidade
dessas mudanças.
Num ambiente de inovação aberta, onde mais de 300 mil projetos estão
em desenvolvimento no mundo com o concurso de mais de 3 milhões de
colaboradores, o modelo de organização funcional e hierárquico não tem
mais espaço.
O quarto fator diz respeito à paixão. É a diferença entre um
resultado insípido, inodoro e sem cor e um resultado instigante,
estimulante e inspirador. O sucesso das organizações está cada vez mais
dependente da capacidade de instilar e provocar paixão no seu ambiente
de trabalho.
Quanto ao último elemento, a ideologia se contrapõe ao ambiente comum
das melhores práticas. Essas são substituídas pelos melhores
princípios. Burocracia e controle são coisas do passado.
A nova ideologia se baseia em liberdade - também caracterizada como autonomia por Daniel H. Pink - e autodeterminação.
Faça um exercício de análise dentro da sua organização e verifique
quão distante ela está desses parâmetros. Empresas inovadoras superam a
média de mercado em reconhecimento, crescimento e lucros.
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Adolfo Menezes Melito é Presidente do Conselho de Criatividade e Inovação da FecomercioSP
Fonte: Brasil Econômico
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