16 de mai. de 2011

Adotar práticas sustentáveis é essencial para uma boa gestão empresarial

Levar a sustentabilidade a sério é essencial para gerir adequadamente uma empresa. Quando executados adequadamente, os reflexos dessa proposta são sentidos em todos os segmentos ligados ao negócio.

Foicom o objetivo de prestar assistência às empresas interessadas em progredir, sem deixar de lado a responsabilidade social, sustentabilidade e meio-ambiente que surgiu a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

“Hoje em dia, ações voltadas à sustentabilidade ambiental e ao uso consciente dos recursos naturais precisam fazer parte do processo de gestão empresarial. Dessa forma, é fundamental que o empresário trabalhe com essa ideia, adaptando seu negócio às demandas da sociedade, que exige postura ética e responsável diante das transformações ambientais que afetam o mundo”, afirma o superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins.

Diante deste cenário a Fundação criou seis dicas para auxiliar empresas que desejam colocar a sustentabilidade em prática. Confira abaixo detalhes sobre cada uma delas:

Identificar impactos negativos ao meio ambiente

Fazer um mapeamento das atividades da empresa que possam gerar impactos negativos ao meio ambiente é fundamental para tratá-los de forma planejada, estabelecendo metas para eliminar, minimizar ou compensar tais consequências. Entre esses impactos podem estar consumo não controlado de água, energia elétrica e papel; bem como o descarte incorreto de sobras de produção, lixo, lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressora e embalagens.

Prevenir-se constantemente

Estar preparado para eventuais acidentes ou situação de emergência na empresa é essencial para evitar ou abrandar seus impactos no meio ambiente e até mesmo na sociedade. Uma ação planejada e eficiente ajudar a conter esses imprevistos. Neste sentido, recomenda-se realizar treinamentos de situações emergenciais e documentar seus resultados, para saber qual o nível de preparação da empresa para estas ocasiões.

Comunicar a sociedade de forma transparente

Informar com clareza os possíveis impactos ambientais de seus processos, produtos e instalações, assim como as políticas e resultados das ações empreendidas, demonstram transparência e responsabilidade, gerando maior credibilidade junto à sociedade. Para isso, é preciso definir as informações que devem ser divulgadas e os canais utilizados.

Conhecer a legislação vigente

A organização precisa estar ciente da legislação ambiental para a área em que está localizada. Para assegurar o atendimento às leis, é importante que a empresa se mantenha atualizada em relação às exigências legais aplicáveis aos seus serviços, produtos, processos e instalações. Assim, torna-se mais fácil tratar pendências e evitar eventuais sanções.

Contribuir para o desenvolvimento sustentável

Empreender iniciativas sustentáveis, de forma voluntária, faz com que a empresa se destaque das demais e construa uma imagem positiva perante o mercado e a sociedade. Para isso, é interessante desenvolver parcerias para a implantação ou apoio de ações que contribuam para a solução de grandes problemas mundiais, tais como: aquecimento global, redução da camada de ozônio, mudanças climáticas, preservação e/ou recuperação de ecossistemas, minimização do consumo de recursos renováveis, reciclagem e reutilização de materiais, etc.

Conscientizar colaboradores e parceiros

À medida que uma organização incorpora práticas de gestão sustentável, torna-se importante que ela atue como multiplicadora dessas ações. Dessa forma, cabe conscientizar e envolver colaboradores e parceiros na causa, incentivando-os a participar de ações ambientais.

Fonte: Ciclo Vivo - http://tinyurl.com/6hgg59y

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