22 de mar. de 2010

Quatro passos para a estratégia perfeita de Sustentabilidade

Em quatro passos, a sua empresa consegue atingir uma estratégia de sustentabilidade de sucesso. Veja como.

Considere os seguintes trechos do Wall Street Journal, publicados na semana passada: "Em 2050, pode haver dois bilhões de carros na rua – o dobro do que existe hoje." e "A demanda por energia deverá ser 35% maior em 2030, em comparação a 2005" e "A poluição da água potável é a preocupação ambiental número 1 dos americanos". Se você acha que a economia global é uma bateria Energizer, que simplesmente continua, continua, continua – sem a necessidade de atenção externa - pense outra vez.

A economia mundial enfrenta desafios sem precedentes, pelo aumento do crescimento populacional, as limitações de recursos, o aquecimento climático e a miopia dos mercados financeiros.

Soluções para estes desafios estão bem à nossa frente, e algumas já até foram sugeridas pelo próprio WSJ: "40% dos carros novos poderiam ser elétricos (até 2050)" ou "A eficiência energética é, mais do que nunca, uma fonte de energia extremamente importante".

Algumas empresas vêem a oportunidade destes desafios e desenvolvem projetos ousados que elevam a sustentabilidade a um novo nível – projetos como a fábrica de batatas chips de zero emissões, da Frito-Lay Arizona; interface de sistemas de ciclo fechado para reciclagem de tapetes; modelo de aluguel de carros pago por horas, da Zipcar; e o projeto de incluir medidas ambientais como um componente da remuneração de cada funcionário, da Intel.

Mas o que está faltando é a abordagem global. A inovação empresarial para aplicar soluções sustentáveis em escala exponencial – incluindo na gestão do negócio, em todos os produtos e serviços. Isso é o necessário para colocar nossa economia global num caminho sustentável. Sementes dispersas de sustentabilidade não vão fazer o trabalho.

Como é que conseguimos uma mudança radical?

Primeiro, as empresas devem entender que tornar-se mais sustentável lhes trará mais sucesso no século 21.

Considere o exemplo das alterações climáticas: a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEEs), dizem os cientistas, exigirá uma grande quantidade de tecnologias limpas, e eficientes energeticamente, nas próximas décadas. As empresas que se colocaram à frente dessa tendência – seja em suas operações e cadeias de abastecimento, ou nos produtos e serviços que oferecem – são as que mais se beneficiarão.

"Estamos procurando empresas que estão gerindo esses riscos e criando oportunidades", disse Anne Stausboll, que supervisiona mais de US$ 200 bilhões do maior fundo de investimentos americano, o California Public Employees" System (CalPERS).

Em segundo lugar, o sucesso empresarial sobre a sustentabilidade requer estratégias globais que se estendem a todos os aspectos do negócio – saindo da diretoria, passando pelos funcionários, fornecedores e consumidores.

Entre os componentes-chave de qualquer estratégia bem-sucedida, estão:

• Elevar a sustentabilidade à gestão da empresa, incluindo supervisão direta do Conselho sobre questões ambientais e sociais, mais diversidade e conhecimentos especializados nos Conselhos e associação da remuneração de executivos e outros empregados aos objetivos de sustentabilidade.

• Diálogos impactantes e regulares, com os satakeholders da empresa sobre os desafios da sustentabilidade, incluindo funcionários, investidores, ONGs, fornecedores e consumidores.

• Relatório transparente de estratégias de sustentabilidade, metas e realizações.

• Sistemática melhoria de desempenho para alcançar a neutralidade ambiental e outras metas de sustentabilidade em toda a cadeia de valor, incluindo as operações, as cadeias de abastecimento e produtos.

A economia global certamente crescerá, mas o nosso cuidado com o planeta e a sociedade também devem crescer. As melhores companhias do século 21 serão aquelas que reconhecem uma nova ordem crescente, porém investindo e agindo desde já.

Fonte: Mindy S. Lubber (Lubber é presidente da Ceres, uma coalizão de investidores, grupos ambientais e outras organizações de interesse público. http://www.ceres.org) - Agenda Sustentável (http://www.agendasustentavel.com.br)

HSM Online - 17/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário