28 de mai. de 2012

Desafios dos Projetos em Sustentabilidade Corporativa

A SUSTENTABILIDADE DEVE FAZER PARTE ESTRATÉGICA DAS EMPRESAS, E PARTE DA VIDA DAS PESSOAS.

Como diz um amigo meu 'estamos em um momento pragmático' quandose fala em sobrevivência envolvendo as dimensões, inclusive o modelo do´tripé da Sustentabilidade´.

Os valores do consumidor mudam. Empresas que não oferecem negóciosou produtos sustentáveis, com ações como o Marketing Responsável ouações em 3.0 tenderão a perder mercado.

SUSTENTABILIDADE NÃO É MODISMO, É QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA.

E quando se trata de ações corporativas, onde o retorno financeiro é umaprioridade constante, como engajar um tema que para muitos ainda évisto com conceitos equivocados?

Alguns acham que são ações sociais com base no assistencialismo,preocupações ambientais onde o desenvolvimento econômico e atépessoal é nocivo, poucas preocupações com o fator humano de seuscolaboradores e outras desinformações.Um das saídas é através da EDUCAÇÃO, por meio da sensibilização econscientização do corpo diretivo das empresas, da alta gestão.

O desafio é levar informações aos dirigentes e os executivos sobre aimportância da aplicação de práticas, de forma permanente, no seu setorou segmento inserindo o Planejamento Estratégico da Sustentabilidadeem seu Planejamento Estratégico Geral, assim como outras áreas comoMarketing, Financeiro, RH, Comercial e outras.
Especialistas apontam que para que para ser sustentável, sem usar estratégias de ´greenwashing´, e para que estejam sempre a frente nomercado é preciso que a empresa esteja ligada às escolhas doconsumidor.

A SUSTENTABILIDADE DEVE FAZER PARTE ESTRATÉGICA DAS EMPRESAS, E PARTE DA VIDA DAS PESSOAS.SEU MUNDO SUSTENTÁVEL
A empresa deve ainda desenvolver modelos estratégicos deabordagens, de modo a caracterizar a visão da instituição sobre otema junto aos ambientes internos e externos em que atua.
  • Envolver, também, através desta visão, os colaboradores, parceiros,ou seja, o corpo funcional.

  • Caracterizar estas práticas, de modo a valorizar a imageminstitucional – MARCA ou ' branding', em relação aos seus"multistakeholders", em todos os níveis.

  • Envolver empresas associadas, parceiras e fornecedoras,incentivando-as, a partir do tema Sustentabilidade, à prática dapesquisa, desenvolvimento de projetos e de novos conhecimentos,análises de competências, exercício da cidadania, da liderança,reconhecimento de valores éticos, percepção social, comunitária esolidária, entre outras.
Há diversos casos, com estas ações a serem citados, não somente dasgrandes corporações nacionais ou estrangeiras, como de micros,pequenos e médios empresários, já com esta conscientização epreocupação em temas diversos que envolvem ações Sustentáveis como aEducação Financeira, Educação ao Consumo,  Educação Socioambiental,Educação para Saúde e Bem-estar, ou resumindo: se educaram ecomunicam, dialogam e incentivam a EDUCAR.

*Val Sátiro – Diretora Executiva e Empreendedora do Portal para Educação e Soluções na Sustentabilidade SEU MUNDO SUSTENTÁVEL -www.seumundosustentavel.com.br   *(neste artigo, citamos parte de estudos de fontes como: www.damicos.com.br , www.metarh.com.br ewww.agenciadesustentabilidade.com.br )

Fonte: Administradores
 

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