Modelo de gestão da Whirlpool transforma colaboradores em multiplicadores que atuam em prol do desenvolvimento sustentável
Ter a sustentabilidade como parte estratégica do negócio se tornou condição sine qua non para a atuação de qualquer empresa. Porém, muitas se deparam com a questão de como engajar os colaboradores a adotarem esse conceito no dia a dia. A fabricante de eletrodomésticos Whirlpool Latin America, que opera no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, encontrou uma solução interessante.
Em vez de centralizar todas as ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável, a empresa criou o que chama de multiplicadores. São 33 pessoas de diversas áreas que têm como missão engajar suas equipes, divulgar boas práticas, identificar oportunidades e garantir que as metas anuais de sustentabilidade sejam cumpridas. “A melhor forma de envolver, comprometer, engajar e compartilhar as responsabilidades, a gestão, as decisões e os resultados, é por meio de multiplicadores. Afinal, entre todos os valores da empresa, um de grande relevância é o trabalho em equipe”, comenta Vanderlei Niehues, gerente geral de sustentabilidade da Whirlpool Latin America.
Ainda para envolver pessoas de diferentes áreas a trabalharem a favor da sustentabilidade, em 2011, a companhia criou um comitê formado pelos diretores de diversas áreas, além dos gerentes gerais de sustentabilidade e de marketing. O objetivo é garantir que o conceito seja tratado de forma transversal em todas as áreas do negócio. Niehues ressalta que a criação do comitê enriqueceu a discussão sobre as iniciativas e prioridades em sustentabilidade da empresa, além de reforçar a visão sobre o assunto e o seu desdobramento em metas, objetivos e programas. “Ao mesmo tempo, também promoveu discussões do tema internamente”, aponta.
Segundo o gerente geral de sustentabilidade, o comitê revisou a estratégia de gestão sustentável e priorizou três pilares para o período 2012/2013: eficiência energética, minimização de resíduos e equidade social. “Os resultados de sustentabilidade impactam diretamente na remuneração variável dos executivos da companhia. Em 2011, 90% das metas de sustentabilidade foram alcançadas, em todas as áreas”, revela.
Inovação sustentável
Desde 2004, a Whirlpool trabalha com modelos de gestão sustentável. Em 2011, passou a adotar o conceito de inovação sustentável, que surgiu da análise do Relatório de Sustentabilidade 2011 e da discussão entre vários stakeholders que analisaram as expectativas da fabricante e avaliaram as melhores oportunidades de atuação. “Esse é um modelo de gestão que busca, continuamente, o equilíbrio entre os fatores social, ambiental e econômico no desenvolvimento de produtos e processos, de forma responsável”, explica Niehues.
Por esse modelo, a atuação da empresa está baseada em seis pilares estratégicos de sustentabilidade: minimização de resíduos, igualdade social, uso sustentável da água, redução das emissões de carbono, eficiência energética e redução de substâncias restritas nos processos de produção e na aplicação de produtos.
Esses pilares são desdobrados em objetivos e metas, administradas em toda a organização, seja pelos multiplicadores ou por lideranças de áreas ou de projetos, que reportam trimestralmente a evolução para a área de sustentabilidade. Os resultados também são reportados para os públicos interno e externo por meio do Relatório de Sustentabilidade. Para Niehues, esse modelo é o ideal para a empresa atuar na trilha do desenvolvimento sustentável. “Queremos que os colaboradores estejam cientes das práticas da Whirlpool e que se empenhem cada vez mais para que sejamos uma empresa no caminho para a sustentabilidade”, finaliza.
Em vez de centralizar todas as ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável, a empresa criou o que chama de multiplicadores. São 33 pessoas de diversas áreas que têm como missão engajar suas equipes, divulgar boas práticas, identificar oportunidades e garantir que as metas anuais de sustentabilidade sejam cumpridas. “A melhor forma de envolver, comprometer, engajar e compartilhar as responsabilidades, a gestão, as decisões e os resultados, é por meio de multiplicadores. Afinal, entre todos os valores da empresa, um de grande relevância é o trabalho em equipe”, comenta Vanderlei Niehues, gerente geral de sustentabilidade da Whirlpool Latin America.
Ainda para envolver pessoas de diferentes áreas a trabalharem a favor da sustentabilidade, em 2011, a companhia criou um comitê formado pelos diretores de diversas áreas, além dos gerentes gerais de sustentabilidade e de marketing. O objetivo é garantir que o conceito seja tratado de forma transversal em todas as áreas do negócio. Niehues ressalta que a criação do comitê enriqueceu a discussão sobre as iniciativas e prioridades em sustentabilidade da empresa, além de reforçar a visão sobre o assunto e o seu desdobramento em metas, objetivos e programas. “Ao mesmo tempo, também promoveu discussões do tema internamente”, aponta.
Segundo o gerente geral de sustentabilidade, o comitê revisou a estratégia de gestão sustentável e priorizou três pilares para o período 2012/2013: eficiência energética, minimização de resíduos e equidade social. “Os resultados de sustentabilidade impactam diretamente na remuneração variável dos executivos da companhia. Em 2011, 90% das metas de sustentabilidade foram alcançadas, em todas as áreas”, revela.
Inovação sustentável
Desde 2004, a Whirlpool trabalha com modelos de gestão sustentável. Em 2011, passou a adotar o conceito de inovação sustentável, que surgiu da análise do Relatório de Sustentabilidade 2011 e da discussão entre vários stakeholders que analisaram as expectativas da fabricante e avaliaram as melhores oportunidades de atuação. “Esse é um modelo de gestão que busca, continuamente, o equilíbrio entre os fatores social, ambiental e econômico no desenvolvimento de produtos e processos, de forma responsável”, explica Niehues.
Por esse modelo, a atuação da empresa está baseada em seis pilares estratégicos de sustentabilidade: minimização de resíduos, igualdade social, uso sustentável da água, redução das emissões de carbono, eficiência energética e redução de substâncias restritas nos processos de produção e na aplicação de produtos.
Esses pilares são desdobrados em objetivos e metas, administradas em toda a organização, seja pelos multiplicadores ou por lideranças de áreas ou de projetos, que reportam trimestralmente a evolução para a área de sustentabilidade. Os resultados também são reportados para os públicos interno e externo por meio do Relatório de Sustentabilidade. Para Niehues, esse modelo é o ideal para a empresa atuar na trilha do desenvolvimento sustentável. “Queremos que os colaboradores estejam cientes das práticas da Whirlpool e que se empenhem cada vez mais para que sejamos uma empresa no caminho para a sustentabilidade”, finaliza.
Fonte: HSM
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