A dois dias do início da primavera, o país comemora o dia da árvore. A data, 21 de setembro, surgiu como homenagem à importância da fauna para a saúde humana e também pela proximidade do início de florescimento de várias espécies de plantas. A melhor maneira de comemorar é plantando uma árvore.
O Brasil tem como símbolo o ipê-amarelo, a árvore mais conhecida e mais cultivada no país. De acordo com o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, não há região do país onde não exista pelo menos um exemplar da espécie.
Não se pode negar a importância da árvore nas grandes cidades. Mesmo com o número impressionante de 1.232,75 km² de áreas perdidas da Amazônia legal, o desmatamento das florestas registrou uma queda de 17%. O que se deve a uma fiscalização maior dos agentes da Polícia Federal e do Ibama.
Além disso, as próprias empresas privadas estão demonstrando maior interesse pelas árvores ao elaborarem projetos de plantio. Entretanto, as ações ainda não são suficientes para suprir a ausência de áreas verdes nas grandes capitais.
O site Twitree é um exemplo de estratégia de incentivo para o plantio de árvores. A plataforma permite que ex-twiteiros doem suas contas do Twitter em troca de árvores. Os idealizadores perceberam que muita gente entra na rede social, mas não a utiliza e depois de certo tempo acaba desativando-a. Os usuários interessados devem se cadastrar no site, informar nome de usuário e senha do Twitter para validar a doação.
Em algumas regiões, plantar árvore passou a ser a exigência mínima para os solteiros poderem se casar. É o caso da Indonésia que implantou um sistema em que os casais muçulmanos são obrigados a plantar duas árvores antes de receberem a autorização de casamento. Já no Brasil, a maneira mais inusitada de incentivo foi implantada por um Frei goiano. Os membros da Igreja Católica que se confessam com ele recebem a penitência de plantar árvores.
No Brasil, ninguém é obrigado a plantar, mas não faltam estímulos para pôr a ação em prática. Os detentos do Centro de Progressão Penitenciária Dr. Edgard Magalhães Noronha, em Tremembé, São Paulo, já plantaram mais de 1,5 milhão de mudas. A iniciativa ajuda na redução da pena de todos os que trabalham no plantio.
Uma dica para comemorar esse dia é entrando na campanha Bilhões de Árvores, do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), que tem como objetivo plantar pelo menos um bilhão de árvores em todo o mundo a cada ano. Registre-se no site através deste link. Ainda é possível participar da campanha do Greenpeace pelo desmatamento zero, através da assinatura on-line de uma petição ou colaborando na divulgação do trabalho nas redes sociais. Clique aqui para saber mais detalhes sobre a mobilização.
Fonte: Ciclo Vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário