Ideias, caminhos e propostas para uma empresa mais sustentável.
Os cuidados com o planeta e a aceleração desenfreada do consumo têm
chamado atenção de autoridades de todas as esferas do planeta para a
manutenção e a sustentação do mesmo.
O crescimento sem planejamento das cidades, a má gestão de recursos , a falta de consciência política e a má compreensão de uma economia responsável, acarretam fortes mudanças na terra.
Kotler, o guru do marketing contemporâneo, inaugura uma série de visões participativas, as quais sugerem que empresas e pessoas precisam se engajar em busca de uma vida promissora para que se encontre a proposta de um mundo melhor.
O marketing é a ferramenta do consumo. É a gestão do negócio que move a sustetação financeira das empresas. É através do marketing que tomamos conhecimento de produtos que atendem as nossas necessidades e que relizam nossos sonhos e desejos.
Por isso, a ideia do marketing 3.0. A ideia do marketing do valor. Do valor e atributos responsáveis de uma marca. Do respeito que as empresas devem ter com as pessoas e do compromisso que todos devem ter com o respeito pelo mundo em que vivemos.
Os desafios da sustentabilidade são: planejamento participativo, boa gestão tanto do governo, como das coorporações, empresas e pessoas. Consciência política generalizada, participação e mobilização social, compromisso com os valores humanos e cuidado com a natureza e com as pessoas.
Ou seja, sustentabilidade é uma série de pensamentos e ações locais com o desafio de causar resultados em âmbito mundial.
Com consiência e mobilidade social, a ideia da sustentabilidade no marketing 3.0 é de que cada lugar do mundo torne-se um lugar melhor para se viver, em completa harmonia entre pessoas e empresas.
Exemplos disso:
Copenhage, capital da Dinamarca. Hoje, 55% da população vai para o trabalho de bicicleta. A cidade se adaptou para essa realidade. Entre ciclovias no asfalto e ciclovias verdes, a cidade vem apresentando um novo estilo de vida, e a sua meta é se tornar a melhor cidade do mundo para os ciclistas. Outro exemplo disso é Rizhao, na China. Em Rizhao, o governo, com sua visão de gestão sustentável, tornou obrigatória a instalação de aquecedores solares em todos os prédios da cidade. Até a iluminação pública é alimentada por células solares. Estas são exemplos de uma economia responsável que vai desde o combate ao disperdício até uma grande revolução social.
E isso não fica só no âmbito das pessoas. As empresas que conseguem colocar em prática ideias que gerem economia de materias-primas, de tempo de uso da energia e de materiais, como papeis e plásticos, são empresas que estão impactando o mundo e também gerando mais receita para a própria instituição.
Ter uma mentalidade sustentável é ter uma responsabilidade consigo.
O que temos de perceber é que sustentabilidade é algo simples, universal, social, transparente, empreendedor, necessário para todos nós, transformador, capaz de gerar novos aprendizados e boas ideias. Além disso é algo capaz de apresentar novas lições para que o desenvolvimento da humanidade seja um desenvolvimento homem/meio ambiente. E que isso venha acompanhado de uma distribuição de renda equilibrada.
Fábio Mesquita Torres – Consultor de Marketing da Grão Novo
Fonte: Administradores
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