Há algum tempo prevalece entre muitas empresas no mercado a premissa de 
que a maioria dos consumidores não se importa com aspectos sociais e 
ambientais na hora de adquirir um produto. O cenário, porém, está 
mudando.
Uma pesquisa feita pela Nielsen Holdings, empresa global de informações e
 mensuração presente em cem países, reforça essa afirmação e revela que a
 fatia de "consumidores com preocupações sociais" está aumentando.
A Pesquisa Global sobre Responsabilidade Social Corporativa entrevistou 
mais de 28 mil consumidores com acesso a internet em 56 países, com 
cotas de faixas etárias e sexo, em agosto e setembro de 2011.
Cerca de dois terços (66%) dos consumidores declararam que preferem 
comprar produtos e serviços de empresas que tenham implantado programas 
para retribuir à sociedade.
Uma proporção menor dos entrevistados, mas ainda assim quase metade 
(46%), declara estar disposta a pagar mais por produtos e serviços 
dessas empresas.
Essa preferência se estende também a outras questões: a maioria dos 
consumidores ouvidos prefere trabalhar para essas empresas (62%) e 
investir nelas (59%).
O relatório ainda aponta diferenças regionais importantes na consciência
 social dos consumidores, com entrevistados de América Latina, Oriente 
Médio, África e Ásia demonstrando maior predisposição a pagar mais por 
produtos de empresas que dão algum retorno à sociedade que os 
consumidores da América do Norte e da Europa.
Fonte: Empreendedor Social 
 
 
 
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