20 de set. de 2011

Carrefour amplia sistema de rastreabilidade de alimentos

Depois da carne bovina e suína, frango caipira, camarões, pescados frescos e congelados, a rede de lojas Carrefour em todo o Brasil disponibilizará o mesmo sistema de rastreabilidade para produtos do setor de hortifrúti do programa Garantia de Origem.
O Grupo Carrefour lançou na última quinta-feira, dia 15, a etapa do programa de Garantia de Origem (GO) destinada a frutas, legumes e verduras (FLV), que oferece ao consumidor o selo de rastreabilidade que possibilita a consulta de todas as informações da cadeia produtiva, via internet.

Disponível em 18 países, dentre os 33 com operações do Grupo Carrefour, digitando o código presente nas embalagens dos produtos no site do programa, o consumidor saberá detalhes do cultivo, fazenda de produção e o seu georeferenciamento, dia da colheita, além da garantia de levar para a casa alimentos que tiveram conceitos rigorosos de qualidade, responsabilidade ambiental e social em todas as etapas do processo, das fazendas às gôndolas das lojas Carrefour.

São cerca de 150 produtos, entre diversas variedades de frutas, legumes e verduras, que agora também fazem parte do programa Garantia de Origem. O sistema implantando no Brasil deverá servir, inclusive, de modelo para outros países onde o Carrefour opera. Com esse lançamento da rastreabilidade para a linha FLV, o Grupo Carrefour cumpre a meta traçada para o programa de ter no portfólio de produtos 148 itens com origem garantida e os fornecedores adaptados com a tecnologia implantada pela Safe Trace, parceira no projeto, até o início do segundo semestre deste ano.

A Safe Trace é responsável pelo processo de rastreabilidade do programa de Garantia de Origem do Carrefour desde dezembro do ano passado. De lá pra cá, a tecnologia está sendo instalada em todos os fornecedores das linhas de produtos do GO, garantindo ao consumidor informações auditadas e com credibilidade. Isso porque a tecnologia acompanha, etapa por etapa, a produção dos alimentos, imputando no sistema de gestão todas as informações relevantes de cada cultura.

“O acesso às informações sobre os alimentos que consumimos, seja de procedência, seja de cultivo, é uma tendência mundial irreversível”, lembra o diretor de Negócios da Safe Trace, Vasco Varanda Picchi. Segundo ele, essa ampliação da linha de produtos rastreados do programa Garantia de Origem do Carrefour é um avanço rumo ao consumo cada vez mais consciente e ainda torna os produtos alimentícios brasileiros mais competitivos.

Fonte: Ciclo

Nenhum comentário:

Postar um comentário