Sabe o Eremildo, aquele personagem idiota criado pelo colunista Elio Gaspari? Ele é ingênuo e acredita em tudo o que lhe dizem. Óbvio que, na maioria das vezes, é enganado.
Pois eu me senti o Eremildo diante desta notícia lida no jornal O Globo desta quarta-feira (24/8): Supermercados: sustentabilidade só no discurso.
A reportagem começa assim: “A palavra sustentabilidade é figurinha fácil em propagandas e sites corporativos.” Eu concordo, todos nós convivemos com um bombardeio de marketing dando foco no tema. Sustentabilidade virou um mote. Todo empresa pratica, todo mundo entende.
A matéria de O Globo é incisiva: “O uso do termo, no entanto, está muito mais presente no discurso do que nas práticas, pelo menos no setor supermercadista.” Segundo o jornal, é o que aponta pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), feita com as 10 maiores redes de supermercados do país acerca da existência de postos de coleta seletiva nas lojas, adoção de medidas de orientação ao consumidor e adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Das 10 redes, apenas quatro responderam ao Idec sobre descarte e postos de coleta, e nenhuma informou acerca de projetos relacionados às novas exigências para os resíduos sólidos. Lisa Gunn, coordenadora-executiva do Idec, faz a seguinte leitura: o resultado mostra um baixo grau de comprometimento do setor com o tema.
Está tudo lá em O Globo.
Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:
Postar um comentário