1 de fev. de 2011

Vamos falar de cidades mais seguras

Repetidamente fala-se de medidas emergenciais para evitar e mitigar os danos de catástrofes causadas por fenômenos naturais, que são cada vez mais frequentes e devastadores, por conta das mudanças climáticas.

Agora vemos a IBM dotando o Rio de Janeiro de um moderníssimo equipamento para o monitoramento da cidade. O pacote anticatástrofe, preparado também para o Rio, pretende orientar a população sobre como agir na iminência de desastres. De novo, estamos colocando trancas depois que entrou o ladrão.

Em nosso imenso país, centenas de municípios têm situação de risco, completamente despreparados para prevenir a ocorrência de desastres e sem saber como atuar quando eles ocorrem.

Como cidadãos, ficamos aflitos com esse cenário. Humanitariamente, pesarosos. Como profissionais focados em sustentabilidade, vimos uma oportunidade de contribuir para mudar isso. Criamos o projeto Cidades Mais Seguras (http://www.mudapraticas.com.br/nossos_projetos_02_p1.html). Um programa em e-learning, que permitirá capacitar grupos da sociedade civil e poder público para prevenirem, mitigarem danos, orientarem e atuarem nos desastres naturais. Faltam os interessados em propagar e aderir à proposta — patrocinadores ou municípios.

Replique. Poderemos ter verões menos tristes, mais vidas poupadas, menos tragédias.

Heloísa Sobral - Diretora da MUDA Práticas Sustentáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário