Empresas no Brasil e na América Latina receberão apoio adicional para informar ao público quão sustentáveis elas são, graças a uma nova parceria entre o Instituto Ethos e a Global Reporting Initiative (GRI).
A GRI, organização que fornece a estrutura mais usada mundialmente para relatórios de sustentabilidade e o Instituto Ethos, organização que visa ajudar empresas a operar de forma socialmente responsável e sustentável, assinaram recentemente um Memorando de Entendimento, delineando como trabalharão juntas ao longo dos próximos dois anos para impulsionar práticas empresariais sustentáveis e sua divulgação no Brasil e em toda a América Latina.
A GRI produz Diretrizes para ajudar organizações a divulgar e explicar sua atuação em sustentabilidade, incluindo aspectos ambientais, tais como suas pegadas de carbono, e aspectos sociais, tais como igualdade de gênero e direitos humanos. As Diretrizes da GRI fazem isso ao ajudar empresas a produzir relatórios ambientais, sociais e de governança (ESG). O principal objetivo da GRI é fazer desse tipo de relatório uma rotina em todo o mundo.
O Instituto Ethos promove a sustentabilidade empresarial no Brasil, engajando-se com empresas e outras organizações, bem como com a mídia e instituições educacionais. O Ethos também fornece um conjunto de ferramentas – os Indicadores Ethos – para ajudar empresas a avaliar sua própria atuação. Os indicadores estão disponíveis em sete países latino-americanos através do Programa Latino-Americano de Responsabilidade Social Empresarial. Os Indicadores Ethos foram lançados pela primeira vez em 2000 e estão disponíveis gratuitamente para o público. Desde então, os indicadores foram melhorados e adaptados diversas vezes, e o Ethos planeja agora revisá-los novamente. A GRI fará parte do processo de revisão, o qual deve ser concluído em 2012.
A nova parceria atual é o passo mais recente na relação entre GRI e Ethos, a qual tem sido constante há muitos anos. O Ethos tem sediado o Ponto Focal regional da GRI no Brasil desde 2007. Ethos e GRI são complementares em sua natureza: os Indicadores Ethos são uma Ferramenta de Diagnóstico e Planejamento para a gestão da sustentabilidade e a Estrutura de Relatórios da GRI permite às organizações produzir relatórios ambientais, sociais e de governança (ESG), os quais incluem divulgação em gestão da sustentabilidade. A colaboração anunciada hoje aumentará essa relação, garantindo que a nova versão dos Indicadores Ethos (IE3) trabalhe lado a lado com as Diretrizes da GRI. A GRI também produzirá um documento de conexão, permitindo às pessoas que preencham os Indicadores Ethos usando as Diretrizes da GRI.
O Ethos está desenvolvendo no momento uma nova série de ações que visam aumentar o movimento de responsabilidade social no Brasil. O Ethos apoiará o desenvolvimento de uma nova economia, guiada pela tendência de economia verde. Paulo Itacarambi, Vice Presidente do Instituto Ethos, vê isso como uma grande oportunidade para buscar as dimensões sociais e éticas das mudanças que a sociedade deseja ver: “A visão de futuro de uma economia inclusiva, verde e responsável tem o poder de mobilizar e catalisar um movimento amplo na sociedade, servindo como plataforma para a convergência e articulação das inúmeras iniciativas dispersadas atualmente na sociedade. Considerando isto, é com grande prazer que renovamos, através do Memorando de Entendimento, nossa parceria com a GRI.”
Ernst Ligteringen, Presidente da Global Reporting Initiative, explicou a importância da nova colaboração: “Precisamos gerenciar a mudança para uma economia verde. Hoje em dia, enfrentamos muitos problemas relacionados à sustentabilidade, ao meio-ambiente e aos direitos humanos, e o Brasil e a América Latina não são exceções. Desmatamento contínuo na Floresta Amazônica, poluição da água, e questões envolvendo direitos de povos indígenas no Brasil são evidentes e deveriam ser considerados por empresas que operam naquela área, bem como por consumidores de produtos provenientes da região.
“Ao gerir, medir e relatar sua atuação em sustentabilidade, as organizações podem ajudar a enfrentar algumas destas questões mais amplas. O principal objetivo da GRI é de tornar os relatórios ambientais, sociais e de governança uma rotina, e ao trabalhar com o Ethos esperamos fortalecer o caminho para nosso objetivo”, acrescentou Ernst Ligteringen.
Fonte: Instituto Ethos - http://tinyurl.com/2ve7wja
Nenhum comentário:
Postar um comentário