8 de dez. de 2010

É lançada no Brasil a norma ISO 26000

A ISO 26000, norma internacional de responsabilidade social, foi lançada no Brasil nesta quarta-feira, 8 de dezembro de 2010, em evento promovido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pela Petrobras, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Levou oito anos para ser construída e contou com a participação de 400 especialistas de mais de 90 países, liderados pelo Brasil e pela Suécia. A versão final foi lançada em novembro, em Genebra, Suíça, e foi traduzida para o português pela ABNT, com o apoio da delegação brasileira.

A norma contempla sete temas: direitos humanos, práticas de trabalho, meio ambiente, governança organizacional, práticas leais de operação, relacionamento com consumidores, envolvimento comunitário e desenvolvimento. Há ainda um capítulo específico de orientação sobre como integrar a responsabilidade social na organização.

Ao contrário das outras normas da ISO, a 26000 não é certificável nem tem caráter de sistema de gestão e é aplicável a todos os tipos de organização. Assim, para ajudar as empresas a implementar suas diretrizes, o Instituto Ethos está promovendo uma ampla revisão dos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, transformando-o num instrumento prático de aplicação da norma.

GT Ethos – ISO 26000

Desde o início da criação da ISO 26000, o Instituto Ethos atuou de forma ativa no processo de sua construção. Além de participar do fórum internacional, como organização D-liaison, o Ethos coordenou o GT Ethos – ISO 26000, grupo de trabalho brasileiro que contou com 70 organizações participantes e quase 150 profissionais diretamente envolvidos. As empresas participantes representavam as cinco regiões do país e 25 setores da economia.

Ao estimular discussões sobre a norma entre os associados e parceiros do Ethos, o GT certamente contribuiu para a construção de uma ferramenta avançada, inovadora e positiva. O conhecimento acumulado durante esse processo será integrado aos Indicadores Ethos.

O Instituto Ethos parabeniza todos os envolvidos na elaboração da norma, confiante de que esse trabalho irá colaborar para a construção de uma economia verde, inclusiva e responsável, o grande desafio do nosso tempo.

Fonte: Instituto Ethos - Benjamin S. Gonçalves - http://tinyurl.com/28kh8d7

Nenhum comentário:

Postar um comentário