10 de dez. de 2010

Comunicação sustentável alinhada à atitude empresarial

“Não basta se mostrar verde para que uma marca seja considerada sustentável”, a declaração de KoAan Vikoren Skrzyniarz, durante o 43º Encontro da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), deixou clara a importância de se alinhar as práticas empresariais às estratégias de comunicação divulgadas pelas organizações. “Hoje em dia, não pode mais haver desconexão entre o que se faz e o que se diz”. O evento foi realizado no dia 3 de dezembro, na Universidade Petrobras, no Rio de Janeiro.

Em sua apresentação, a CEO e fundadora da Sustainable Live Media, empresa organizadora de conferências para executivos e eventos sobre o tema, esclareceu que o assunto é muito mais complexo do que se pensa: “Sustentabilidade não é apenas uma questão ambiental, é uma conexão entre humanidade e natureza.” Segundo ela, há uma conscientização cada vez maior em relação a assuntos como direitos trabalhistas, preocupações com o ambiente organizacional etc. que também devem estar relacionadas ao discurso sustentável.

As marcas representam propósitos e promessas que as empresas apresentam à sociedade e ao mercado, afirmou KoAan. Como consequência, uma comunicação alinhada com a estratégia de branding apoia o crescimento e possibilita novas oportunidades para a organização.

A executiva listou algumas regras para a construção de uma comunicação eficaz de uma marca sustentável. “É preciso que o discurso seja autêntico, tenha integridade ao compartilhar histórias que possam conectar a organização com seus stakeholders.” Além disso, ela chamou a atenção também para o fato de que é preciso ser transparente e comunicar de forma aberta ao diálogo. “Não estamos mais sozinhos no mercado”, enfatizou.

Para reforçar sua tese, a CEO trouxe alguns exemplos empresariais. Um deles foi o case da Clorox, empresa americana de artigos de limpeza que perdeu nos últimos anos grande fatia de mercado, e clientes como Walmart, por utilizar agentes poluentes na sua fórmula. O baque fez com que a companhia repensasse o uso desses produtos e seu posicionamento de mercado. Para dar a volta por cima, a Clorox criou uma nova marca para seus desinfetantes e comprou a Burt´s Bees, empresa do setor de beleza e saúde que tinha agregada a sua imagem o conceito de sustentabilidade. “Em dois anos, a Clorox captou 45% do mercado.”


Comunicação bidirecional

Outra iniciativa de sucesso em comunicação, lembrada por KoAan, foi a campanha ‘Ecoimagination’ elaborada pela General Eletric. “Com o slogan ‘Imagination at Work’, eles foram bastante autênticos e francos”, elogiou. “Parte da ação contou com as mídias sociais para criar diálogos com os consumidores e construir relacionamentos”. Para a executiva, ao entrar nesses ambientes virtuais, foi fundamental para a GE escutar seus stakeholders. “Esses espaços são uma oportunidade para estabelecer uma comunicação bidirecional com o mercado.”

Segundo a CEO, ex-vice-presidente sênior da Miller/ CMP Media, faz parte dos objetivos de uma comunicação de sucesso levar um senso de compromisso aos colaboradores. “É preciso fazer com que os funcionários se sintam engajados e integrados às atividades da organização”, ensina.

“Há a necessidade de transparência em relação à empresa e na sua comunicação com todos”, acredita KoAan afirmando que qualquer atividade fora desse propósito não se sustentaria por muito tempo. “Tem que haver integridade e autenticidade nessa comunicação bidirecional, caso contrário, teremos uma marca destruída”, sentenciou.

Fonte: Nós da Comunicação - André Bürger - http://tinyurl.com/28o7onj

Um comentário: