Realizada com mais de sete mil consumidores de 13 países, a quarta edição da pesquisa Goodpurpose traçou um perfil animador sobre o comportamento do consumidor brasileiro quando se trata do posicionamento das empresas com relação a questões que afetam diretamente a sociedade.
De acordo com o estudo conduzido pela Edelman, o brasileiro tem se mostrado cada vez mais engajado e propenso a valorizar as marcas que contribuem com ações social e ambientalmente responsáveis. Se comparado ao resto do mundo, o consumidor nacional mostra uma notória evolução ao tratar de assuntos que tenham um propósito maior e verdadeiro quando analisadas as atuações e estratégias de negócios das empresas. Enquanto 34% dos respondentes de todo o mundo disseram ser mais engajados e aptos a discutir temas de responsabilidade social, 64% dos brasileiros afirmaram ter adquirido maior consciência com relação ao assunto. Mais do que isso: 81% afirmaram confiar mais em uma marca ética e responsável.
Quando se trata, por exemplo, de produtos similares em preço e qualidade produzidos por duas empresas concorrentes, aquela que for mais engajada com causas maiores levam vantagem na hora de conquistar o cliente. Ao todo, 74% trocariam de marca se outra similar apoiasse uma boa causa.
Para Carol Cone, diretora da área de marca e cidadania corporativa da Edelman, é muito forte nos países emergentes a cobrança para que as empresas incluam em seus negócios a preocupação com a sociedade, sendo que quase 90% dos brasileiros disseram que recomendam as marcas que julgam comprometidas com alguma causa. "É cada vez mais necessário que as marcas se mostrem preocupadas e apoiadoras de causas verdadeiras já que o consumidor pode facilmente optar pela não compra de determinados produtos ou serviços", diz. "O que as empresas precisam entender é que estão diante de um novo cidadão consumidor e que fazer uso da criatividade e da inovação para solucionar problemas reais da sociedade tende a ser medida essencial na estratégia do negócio como um todo", completa Carol.
Citadas de maneira espontânea pelos entrevistados, Natura, Ypê, Nestlé e Omo apareceram como as marcas consideradas mais engajadas com relação à questões e projetos sociais e ambientais no Brasil. "A pesquisa mostra que o brasileiro não é ingênuo e sabe que as empresas não rasgam dinheiro e investem nesses ativos com propósitos que sejam coerentes com a lógica de seus negócios. A diferença é que, com o desenvolvimento econômico do País e a redução do desequilíbrio social, os brasileiros são propensos a construirem relações afetivas com as marcas e as associam às suas aspirações. Essa é uma grande oportunidade de se reconstruir uma comunicação que reforce os posicionamentos das empresas", comenta Yacoff Sarkovas, CEO da Edelman Significa.
A Goodpurpose mostrou ainda que 84% dos respondentes nacionais concordam que marcas e consumidores podem fazer mais diferença para a sociedade quando trabalham em conjunto e 76% acreditam que não basta que as corporações invistam dinheiro em causas sociais. É preciso ir além e integrar os propósitos defendidos na rotina de negócios.  
Fonte - mmonline - Mariana Ditolvo - http://tinyurl.com/3y9h4zp
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário