5 de out. de 2010

Empresas adotam gestão ambiental para proteger imagem e reputação

Com postura diferenciada, empresas apostam em responsabilidade social em gestão ambiental

A imagem e a reputação da empresa são o principal motivo para a adoção de procedimentos de gestão ambiental, executados por sete em cada dez indústrias brasileiras. A informação é da Sondagem Especial de Meio Ambiente, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Essa é a principal motivação para 78,6% das empresas pesquisadas. O segundo maior motivo para as práticas de gestão ambiental, conforme 77,7% das empresas são as exigências do licenciamento ambiental, seguidas de regulamentos ambientais, apontados por 66,6% delas.

O levantamento da CNI, feito com 1.227 empresas de todos os portes e setores, revela que as práticas adotadas variam de redução na geração de resíduos ao uso eficiente da energia e diminuição no gasto de água, entre outros procedimentos.

“Praticar uma boa gestão ambiental tem custos para as empresas, que precisam investir em máquinas mais eficientes, em inovação, em desenvolvimento tecnológico, em melhoria de processos. Mesmo sabendo desses custos, elas têm investido nisso. Mas é preciso ter estímulos de várias ordens, como ampliação do mercado ou originários do poder público, como os tributários”, explica a diretora de Relações Institucionais da CNI, Heloisa Menezes. Ela aponta reduções de IPI, ISS e de ICMS como exemplos de incentivo tributário.

Fonte: Radar Industrial - http://tinyurl.com/2fzbnpj

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