17 de mai. de 2010

Quem tem informação, tem responsabilidade.

Por Heloísa Sobral - Diretora da Muda

Premissa simples, porém pouco frequente, destacada pelo jornalista André Trigueiro na última sexta-feira no Congresso do Instituto Ethos. Trigueiro foi aplaudido de pé enquanto pontuava atitudes cidadãs que têm o poder de transformar. Como esperar que o cidadão pratique o consumo consciente se ele não tem informação para distinguir o joio do trigo? Como esperar que todos contribuam para a preservação ambiental se as pessoas não sabem exatamente o que se espera delas, o que objetivamente podem fazer? Um dos saldos positivos do Congresso deste ano foi a ênfase na comunicação, na informação que orienta, sensibiliza e mobiliza.
No Congresso do ano passado tive a oportunidade de estar ao lado de executivos de algumas grandes empresas, que discorreram sobre excelentes iniciativas e intenções de suas empresas que não foram "compradas" pelos seus colaboradores, e não deslancharam.
Tão importante quanto fazer ou querer fazer, é buscar a adesão e comprometimento dos públicos envolvidos. Em uma palavra: comunicar para fazer acontecer. E comunicar do jeito certo, com todos os porquês, esclarecedora, transparente, respeitando a inteligência do outro.
O engajamento só acontece com o entendimento, para o compartilhamento de objetivos e de ações. Ferramenta fundamental para se efetivar mudanças, a comunicação democratiza responsabilidades, soma. Parabéns ao André Trigueiro pelo bom lembrete em um fórum com tantos decisores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário