2 de dez. de 2009

Associados ao CEMPRE criam grupo para debater avanços e entraves no setor de eletroeletrônicos

Acaba de ser formado um comitê integrado por empresas fabricantes ou varejistas, associadas ao Cempre, como a Intel, a HP, a Dell, a Phillips, o Wal Mart, Carrefour e o Pão de Açúcar. O objetivo é debater relevâncias da reciclagem na categoria de eletrônicos e trabalhar em parceira com autoridades governamentais para inserir a questão de forma sustentável na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A criação do comitê foi justificada pelas particularidades que apresenta. “A reciclagem destes materiais envolve, por exemplo, uma tecnologia muito mais complexa e cara do que aquela usada para as embalagens, a relação dos consumidores com este tipo de produto também é diferente; e ainda há um enorme mercado informal que comercializa produtos montados e alimenta o descarte irresponsável dos eletroeletrônicos e das peças”, diz André Vilhena, diretor-executivo do CEMPRE. Segundo ele, este é o primeiro comitê específico para uma linha de produtos que a ONG estabelece.

Defendendo o conceito da responsabilidade compartilhada entre sociedade, governo e indústria para a reciclagem dos eletroeletrônicos, o comitê busca incentivos fiscais e fiscalização rigorosa para combater a pirataria e a definição de diretrizes nacionais, e não regionais, para a reciclagem dos produtos.

Cerca de 30% do mercado eletroeletrônico no Brasil é informal. A redução da carga tributária que incide sobre o setor poderia trazer este mercado para a formalidade, gerando empregos. Conceder benefícios fiscais às empresas que realizam a logística reversa seria uma forma de incentivar a indústria da reciclagem no setor e potencializar ganhos registrados com a Lei do Bem, de 2005, que prevê incentivos fiscais a empresas que desenvolvem inovações tecnológicas. Segundo o Comitê, com uma maior formalização em apenas dois anos cerca de 5.000 empregos diretos poderiam ser criados no mercado dos eletroeletrônicos.

Fonte: Revista Infra - 02/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário