Já estava mais do que na hora. Afinal, de duas décadas para cá (quando a sustentabilidade era assunto para ambientalistas e outros especialistas), o mundo evoluiu e a sociedade está mais crítica com relação a este assunto. Hoje, mais pessoas enxergam o desenvolvimento sustentável como um diferencial importante e uma postura de vida adequada. No campo empresarial, as companhias têm recebido de seus stakeholders (públicos de relacionamento) indicações de que as organizações precisam adotar posicionamentos que levem em conta a perenidade do negócio e o apoio à construção de um mundo melhor.
Isso já se reflete nos negócios. Empresas que têm a sustentabilidade como parte importante de sua essência e/ou de sua atuação têm conseguido avanços expressivos em termos de visibilidade e de resultados financeiros. A crise econômico-financeira mundial demonstrou que as empresas têm que considerar a sustentabilidade em suas estratégias de negócio de curto, médio e longo prazos. Essa movimentação é vista de maneira positiva pela sociedade e abre espaço para que mais e mais pessoas, entidades e organizações discutam o assunto.
E a sociedade já dá sinais que os tempos são outros. Recentemente, o estudo “Futuro Sustentável”, conduzido no Brasil pelas agências de publicidade Z+, Media Contacts e Mobext (todas do Grupo Havas), revelou que cerca de 94% dos brasileiros recomendam enfaticamente aos amigos produtos de empresas com iniciativas sustentáveis.
Esse estudo é mundial e foi realizado com base em pesquisa, feita na internet, com consumidores de: Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, França, Alemanha, México, China e Índia. Em nosso País, foram entrevistadas 2.532 pessoas, num total de 25 mil respondentes abrangidos pela pesquisa global.
O objetivo da pesquisa foi avaliar a percepção do consumidor em relação às empresas, sob os aspectos: danos ao meio ambiente e práticas sustentáveis e sociais reconhecidas. O estudo contemplou empresas de setores-chave da economia global, como automotivo, varejo, petróleo e combustíveis, alimentos, finanças e telecomunicações.
Alguns outros dados interessantes sobre a pesquisa entre os brasileiros:
- 84% acreditam que têm o poder de fazer com que as organizações se comportem com mais responsabilidade.
- 86% estão dispostos a recompensar empresas que possuem ações sustentáveis e 80% a punir as companhias irresponsáveis.
- Para os brasileiros, o tema sustentabilidade tem de estar no dia a dia das empresas e ser muito mais do que ações de “marketing verde”.
- Na percepção dos entrevistados, as marcas que mais possuem ações sustentáveis bem-sucedidas são Petrobras, Natura e Banco Real (instituição incorporada pelo grupo Santander).
HSM Online - 26/11/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário