9 de out. de 2009

Enquete aponta percepção das pessoas em relação à Sustentabilidade

A enquete da Sustentabilidade teve inicio na 2ª FIBoPS (01 a 04 de setembro) junto ao publico visitante da Feira com perguntas básicas sobre hábitos e percepção sobre sustentabilidade. O resultado foi impressionante se levarmos em conta que o perfil do público presente era formado basicamente por especialistas e lideranças dos 03 setores da economia e atuantes nesta área, o que nos faz acreditar que não estávamos falando com um publico leigo ou iniciante no assunto.

O que mais chamou atenção foi o fato que aproximadamente 51% dos participantes da enquete responderam que somente as vezes adotam o critério da sustentabilidade na hora da compra, e 9,3% afirmou que nunca adotam tal critério na hora de consumir um produto ou serviço.

Diante de tal constatação conclui-se que fica difícil a implantação de uma nova economia baseada nos princípios da sustentabilidade que obrigatoriamente passa por um novo formato de produção e consumo. Curiosamente, outros 53% afirmaram que o mercado brasileiro tem muita propaganda e na prática poucos produtos com reais atributos da sustentabilidade. O mercado não produz porque não tem consumo e o consumidor diz não consumir porque falta produto, e mais, que sobra propaganda. Na visão do consumidor, muito se fala, pouco se prova, e talvez por isto o descrédito e a falta de motivação para um consumo norteado pelos critérios da sustentabilidade. Um alerta importante para os profissionais de Mkt e empreendedores com interesse no mercado verde.

Ainda olhando para os resultados da enquete, conclui-se o óbvio, que a sustentabilidade não é um fator isolado e sim coletivo e que portanto deve ser liderada por todos os segmentos da sociedade. E neste caso, a enquete foi precisa apontando que 66% pensam desta forma.

A enquete continua na Internet e para participar, siga para URL: www.fibops.com.br/enquete/

Para conhecer o resultado, siga para a URL: www.fibops.com.br/enquete/grafico4.php

Fonte: + Visão Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário