Pesquisa da Nielsen aponta que 74% dos brasileiros estão dispostos a comprar produtos de empresas com programas sustentáveis
Ao contrário do que poderíamos imaginar, os brasileiros dizem estar atentos aos investimentos das empresas em sustentabilidade. A “Pesquisa sobre Responsabilidade Social Corporativa”, produzida pela Nielsen e enviada com exclusividade a Época NEGÓCIOS, apontou que 74% dos brasileiros estão dispostos a comprar produtos de empresas com programas sustentáveis. Estamos atrás da Colômbia (86%) e ao lado de Argentina e Peru, com 74% e 75%, respectivamente.
Apesar de um número expressivo, o Brasil ainda está abaixo da média da região – 77% da população da América Latina prefere comprar produtos e serviços de empresas com programas de responsabilidade social.
As empresas mais sustentáveis também são escolhidas para fazer investimentos e negócios – 70% dos investidores brasileiros preferem confiar suas apostas a companhias que se preocupam com a sustentabilidade. Mas quando se fala em salário, o cenário muda. Apenas 27% da população do Brasil estaria disposta a ganhar menos para trabalhar em uma empresa mais sustentável. Os argentinos apresentam um índice ainda menor, de 24%, e o México, maior, de 31%.
Pensando apenas em sustentabilidade
Se a proposta dessas empresas sustentáveis não envolver salário, 71% dos brasileiros afirmam que prefeririam trabalhar em uma empresa socialmente responsável. Mas o resultado ainda está abaixo da média da América Latina (73%). No México esse índice é de 73%, enquanto no Chile chega a 75% e na Argentina a 68%.
A pesquisa mostra também que 72% dos brasileiros afirmam que a sustentabilidade ambiental deve ser a causa mais importante das empresas. Em segundo lugar, com 70%, está a criação de empregos bem remunerados.
Mas será que os consumidores estão realmente fazendo o que dizem nas pesquisas? Será que eles avaliam rankings de sustentabilidade frequentemente antes de fazer a compra? Um levantamento feito pela pesquisa TNS Research Internacional em parceria com Época NEGÓCIOS, mostrou que em 2010 a maioria das pessoas ainda não levava as questões de sustentabilidade em consideração na hora de fazer suas compras.
E quanto a você? Qual é a sua opinião? Também prefere comprar produtos de empresas socialmente responsáveis? Responda deixando seu comentário.
O levantamento “Pesquisa Global sobre Responsabilidade Social Corporativa” foi feito de 31 de agosto a 16 de setembro de 2011 com mais de 28 mil consumidores com acesso à internet em 56 países na Ásia-Pacífico, Europa, América Latina, Oriente Médio, África e América do Norte. A margem de erro máxima é de ±0,6%.
Fonte: Época Negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário